5 dicas de ouro para um bom planejamento da safra de soja 1024 576 Atua Agro
Aplicação zero faz toda a diferença no controle de doenças da soja

5 dicas de ouro para um bom planejamento da safra de soja

Engenheiro agrônomo Thomás Kazmirski revela quais são os cuidados essenciais que o produtor precisa levar em consideração na hora de planejar a próxima safra

O agronegócio tem papel decisivo para o crescimento econômico brasileiro e a soja é a maior commodity agrícola exportada pelo país, com importância reconhecida na economia nacional. Segundo o último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de agosto, a estimativa é que o país produza, na atual safra (2019/20), o recorde histórico de 120,9 milhões de toneladas de soja, representando um ganho de 5,1% em relação à safra anterior.

O Rio Grande do Sul enfrentou um   na safra 2019/20, o que teve forte impacto no desempenho das plantações, com perdas consolidadas no rendimento final. Apesar da irregularidade, as lavouras de soja do estado apresentaram boa performance, e essa foi a terceira maior produtividade média registrada no país. O destaque fica para as produtividades recordes em Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.

As perspectivas para a próxima temporada estão em alta. Comparada à média habitual para o período, a comercialização da safra 2020/21 de soja segue em ritmo bastante acelerado: até o momento, o país já negociou quase 3 vezes mais que o normal, segundo os números da consultoria  .

As vendas atuais já envolvem 44% das 131,6 milhões de toneladas estimadas para o período, sendo que geralmente apenas 16% são negociadas até a primeira semana de agosto. Até o momento, o estado do Paraná já vendeu 45% das 20,7 milhões de toneladas previstas para serem colhidas, enquanto o Rio Grande do Sul já comercializou 27% das 19,7 milhões de toneladas esperadas para a temporada.

Para atingir os resultados esperados, agora é o momento dos produtores começarem a focar nos preparativos para o plantio da nova safra 2020/21, que se inicia em setembro.

Dicas para planejar a safra de soja

Um bom planejamento pode fazer a diferença para a rentabilidade da próxima temporada. Para orientar os agricultores neste período pré-safra, Thomás Paulo Kazmirski, engenheiro agrônomo e sócio proprietário da CONSULTEC – Soluções e Planejamento Agronômico, é quem dá as dicas:

1)   Análise de solo

Verificar as condições químicas, físicas e biológicas do solo é um dos passos mais importantes no período pré-safra. Através do resultado da análise de solo e da interpretação do engenheiro agrônomo é possível determinar se há necessidade de correções e qual é o manejo adequado dos nutrientes faltantes. Em vários casos, isso pode trazer uma economia na aplicação de fertilizantes e um incremento na produtividade da soja.

2)   Qualidade da semente

Independente da semente, é fundamental realizar uma análise do grão para verificar os níveis de germinação e vigor, sempre tentando buscar os maiores índices possíveis. Segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária   as sementes de alta qualidade podem render ganhos de produtividade que variam de 10% a 15% na lavoura de soja.

3)   Planejamento do uso de insumos

Os agricultores estão fechando a compra de insumos cada vez mais cedo. Isso porque o planejamento da safra, quando feito de forma antecipada e detalhada, é uma medida de extrema importância e deve também estar atrelado ao planejamento financeiro e ao estoque dos insumos necessários, tendo como ponto de partida os custos de produção. A partir do momento que o produtor decide qual é o nível de tecnologia que vai utilizar e qual o teto produtivo que deseja atingir, é possível elaborar uma boa preparação da lavoura de soja.

Além disso, é importante entender quais são as pragas, doenças e plantas daninhas que podem comprometer a sanidade da lavoura, a fim de encontrar as soluções mais adequadas para o manejo.

Através do auxílio dos escritórios de planejamento ou de consultores técnicos especialistas, é viável fazer uma projeção de qual a cultivar a ser implantada, qual fertilizante é mais adequado e quais os defensivos agrícolas que serão necessários para obter um melhor custo-benefício. O produtor pode começar verificando todo o estoque e fazendo uma lista prévia do que será necessário acrescentar durante o cultivo para não ser pego de surpresa.

4)   Utilização de máquinas e equipamentos

Antes de começar a safra de soja, o produtor precisa fazer a manutenção dos equipamentos que serão utilizados na lavoura. Existem dois maquinários de fundamental importância que devem ser checados e mantidos em perfeito estado de conservação: a plantadeira e o pulverizador.

A plantadeira precisa estar funcionando corretamente para que possa fazer a melhor distribuição possível das sementes porque é através da plantabilidade que determinamos o potencial produtivo da lavoura de soja. Já o pulverizador precisa estar com suas manutenções em dia, aferido e calibrado, pois grande parte do orçamento investido na lavoura de soja passa por ele. Sendo assim, ele precisa estar bem regulado e o produtor pode utilizar a tecnologia de aplicação como seu aliado.

5)   Entendimento do mercado de comercialização da soja

O mercado de commodities é dinâmico. Através da oferta e demanda do produto, dependendo do contexto econômico de cada safra produzida, uma forma de comércio pode ser melhor do que a outra e, por isso, entender o mercado em que está inserido é essencial para fazer boas negociações. Nos patamares dos preços da soja, é interessante o produtor travar seu custo de produção através da venda de soja futura.

Atua Agro: parceira do agricultor no momento de planejar

O planejamento da safra é essencial para obter um melhor custo-benefício e prevenir possíveis problemas que podem acontecer no decorrer do cultivo.

Entender as necessidades do agricultor e oferecer atendimento de qualidade com assistência especializada é o objetivo da Atua Agro. Por isso, contamos com um time de consultores treinados que auxiliam o produtor na estruturação de um plano de safra específico para as necessidades individuais de cada lavoura, unindo as melhores soluções e tecnologias.

Para mais informações, entre em contato conosco ou procure a loja mais próxima.

  • Atua Agro anuncia novas lojas para 2020 no Paraná e Rio Grande do Sul 1024 1024 Atua Agro Atua Agro anuncia novas lojas no sul do país
  • Elimine os percevejos da sua lavoura em poucas horas 1024 576 Atua Agro Percevejos atacam lavoura e comprometem produtividade
  • Trigo: ferramentas de manejo para todos os ciclos da cultura 665 531 Atua Agro trigo-ferramentas-de-manejo-para-todos-os-ciclos-da-cultura

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado