Análise de solo e nutrição foliar combinam bons resultados 867 531 Atua Agro
analise-de-solo-e-nutricao-foliar-combinam-bons-resultados

Análise de solo e nutrição foliar combinam bons resultados

Manter os nutrientes do solo balanceados e garantir os o desenvolvimento da planta é fundamental para ter bons resultados de produtividade

A análise do solo é uma técnica extremamente importante para a agricultura, já que possibilita o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade de determinada área. O processo antecede o plantio e ajuda na manutenção do solo, a fim de deixá-lo equilibrado com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da cultura.

Parte do planejamento para o plantio de qualquer cultura, a análise possibilita que o produtor realize o manejo com o uso de corretivos e fertilizantes, visando a necessidade da área. Ter um fornecedor confiável para a compra desse tipo de insumo é um ponto positivo para que o produtor possa fazer um investimento assertivo e que gere melhores resultados na lavoura.

A partir dessa análise, o produtor consegue entender a deficiência nutricional do solo e elaborar um plano nutricional balanceado.

Classificação dos nutrientes

Para que uma planta se desenvolva normalmente, é necessário que o solo obtenha alguns minerais essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, magnésio, zinco, cobre, molibdênio e níquel. Estes nutrientes se classificam como macro e micronutrientes.

Os macronutrientes (N, K, Ca, Mg, P, e S) são indispensáveis para o crescimento da planta e são absorvidos por elas em quantidades específicas. São parte das moléculas essenciais, necessárias em grandes quantidades e têm função estrutural.

Os micronutrientes (Cl, Fe, B, Mn, Zn, Cu, e Mo), por sua vez, fazem parte das enzimas e tem função reguladora, sendo necessário em menores quantidades, de acordo com sua concentração.

Desenvolvimento da lavoura: hora de investir na nutrição foliar

Acompanhando o desenvolvimento da planta, é preciso levar em consideração que diversos fatores, incluindo o clima, podem comprometer o seu crescimento e impactar diretamente na produtividade da lavoura. É neste momento que a nutrição foliar complementar se mostra necessária.

Na adubação foliar, os fertilizantes são dispostos diretamente sobre as folhas, fazendo com que sejam mais rapidamente assimilados pelas plantas, impulsionando a produtividade.

Complementar e corretiva, o sucesso dessa técnica depende de produtos específicos, desenvolvidos com os nutrientes certos para os bons resultados da lavoura.

Assim como a análise de solo, a nutrição foliar é uma aliada do produtor rural pois proporciona ganhos na produtividade e qualidade dos grãos, além de necessitar de menores doses de produto, em comparação às aplicações via solo; ter uma resposta mais rápida de absorção, e poder ser aplicada com outros defensivos agrícolas, entre outros benefícios.

Uma planta nutrida e forte é mais resistente a possíveis incidências de pragas e doenças, além de fatores abióticos, como estiagens, já que a raíz está fortalecida e consegue obter água e os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Sendo assim, o equilíbrio nutricional obtido pela junção da adubação de base e complementar possibilita ao produtor explorar todo o potencial dos materiais e obter melhores resultados.

Na Atua Agro, é possível encontrar todas as soluções necessárias para a realização da análise de solo e de uma nutrição foliar balanceada, com profissionais capacitados para indicar quais as opções de tratamento mais eficazes para sua propriedade.

Além, é claro, da linha completa de soluções para manejo e adubação do solo presentes no portfólio da Syngenta e produtos Yara, Mosaic e Stoller.

Com as portas sempre abertas para auxiliar na escolha das melhores ferramentas para atingir bons resultados no campo, na Atua Agro, o produtor rural tem acesso a projetos inovadores com ofertas e negociações exclusivas, além de informações sobre novas soluções. Quer saber mais? Acesse: www.atuaagro.com.br.

  • Atua Agro anuncia novas lojas para 2020 no Paraná e Rio Grande do Sul 1024 1024 Atua Agro Atua Agro anuncia novas lojas no sul do país
  • Elimine os percevejos da sua lavoura em poucas horas 1024 576 Atua Agro Percevejos atacam lavoura e comprometem produtividade
  • 5 dicas de ouro para um bom planejamento da safra de soja 1024 576 Atua Agro Aplicação zero faz toda a diferença no controle de doenças da soja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado