Barter: uma modalidade que protege o seu negócio

Vantajosa, condição que está disponível em loja da Atua Agro permite ao produtor obter insumos sem ter que, necessariamente, tirar dinheiro do bolso

Escolher a melhor estratégia de acordo com a região e a demanda de mercado, cuidar dos detalhes para o plantio, proteger a plantação até que os grãos estejam prontos para a colheita… Os desafios do produtor rural são inúmeros e, nem sempre, ele está preparado para os diferentes momentos da lavoura.

Ter o investimento necessário para adquirir os insumos que possibilitarão uma boa colheita não é fácil. Em meio a tantas situações, uma opção tem se mostrado cada vez mais rentável para o produtor que quer proteger a lavoura sem, necessariamente, ter que tirar dinheiro do bolso: a Operação de Barter.

Considerada cada vez mais útil, essa condição oferece vantagens tanto para quem está vendendo os insumos quanto para o produtor rural.

Operação de Barter é uma maneira do produtor rural se precaver.

AFINAL, O QUE É OPERAÇÃO DE BARTER?

Utilizada no Brasil desde o início da década de 1990, essa condição ganhou força a partir de 2013 e tem se tornado cada vez mais útil no agronegócio. A Operação de Bater consiste em um tipo de negociação realizado antes mesmo do início da lavoura, em que o produtor usa parte dos grãos que vai colher como garantia para adquirir os insumos que precisará.

Alternativa interessante em relação às outras linhas de crédito para compra de insumos, como financiamentos bancários, por exemplo, a Operação de Barter pode ser aplicada em diferentes culturas, entre elas soja, milho e algodão.

A conta para a negociação é simples: um número X de sacas de commodities valem uma quantidade Y de insumos.

ATUA AGRO: CONDIÇÕES ESPECIAIS DE BARTER

Atenta às necessidades do produtor rural desde a pré-safra até a colheita, a Atua Agro disponibiliza diversos serviços em suas lojas, entre eles a Operação de Barter.

Dessa maneira, o produtor tem a possibilidade de adquirir em um único lugar todos os produtos necessários para a lavoura de forma rápida e sem burocracia.

Supervisor da Atua Agro em Santa Maria (RS), Fábio Henrique Sulzbach explicou que a condição está disponível tanto para os pequenos quanto para médios e grandes produtores. “Temos todos os produtos que ele necessita e, feita a negociação, as entregas são feitas de acordo com os diferentes momentos de sua lavoura”, explicou.

Sulzbach reforçou que entre as principais vantagens dessa operação está o fato do produtor rural saber antecipadamente o custo de sua lavoura e, assim, conseguir aproveitar o bom momento de mercado para adquirir os produtos que necessita.

Outros benefícios são:

  • Proteção contra volatilidade do mercado;
  • Fixação dos custos de produção;
  • Melhores condições de negócio;
  • Facilitação comercial com a diminuição de problemas relacionados ao armazenamento dos grãos;
  • Proteção do capital de giro.

Ao oferecer essa condição, a Atua Agro, valoriza a importância da produção rural. “Com essa condição, demonstramos a confiança que temos em nosso produtor e que temos todo o suporte para auxiliá-lo durante as diferentes fases no campo”, reforçou o supervisor.

Passo a passo:

Para aderir às condições da Operação de Barter da Atua Agro é simples:

  • O produtor vai até a loja da Atua Agro, verifica junto ao consultor os insumos que necessita e alinha como se dará a troca com os grãos;
  • Feita a negociação, são emitidas as documentações e combinadas as entregas dos insumos;
  • Após a colheita, o produtor entrega a produção à trading, que finaliza o processo junto à Atua Agro.

Além dessa importante ferramenta, a Atua Agro conta com outros serviços para suporte do produtor nas diferentes etapas de sua lavoura. Afinal, a loja foi criada com o objetivo de compreender e atender as necessidades do agricultor frente aos seus desafios.

Para saber mais sobre Operação de Barter e outros serviços da Atua Agro, basta acessar www.atuaagro.com.br.

Posts Recentes

dessecação pré colheita soja

Dessecação pré-colheita da soja: preparando o terreno para uma colheita de sucesso

La niña na agricultura

La Niña: como esse fenônemo afeta a agricultura no Brasil

Milho: como manter a produtividade mesmo com interferências climáticas

plugins premium WordPress