Cuidados iniciais na lavoura: a importância do tratamento de sementes

O tratamento de sementes é essencial para o alcance do máximo potencial produtivo, além de trazer outros benefícios para a cultura e para o produtor

Obter bons resultados na lavoura depende de uma série de ações durante todo o ciclo das culturas, começando pelos cuidados iniciais, como o tratamento de sementes. Atualmente, os produtores contam com soluções inteligentes e integradas para enfrentar os principais desafios da lavoura, como o manejo de pragas e doenças, que se inicia antes mesmo do plantio.

Nesse sentido, uma estratégia cada vez mais utilizada pelos agricultores do mundo inteiro é o tratamento de sementes, devido aos ótimos resultados que tem gerado em relação ao aumento de produtividade e rentabilidade das culturas.

O uso de sementes tratadas adequadamente tem se mostrado uma das formas mais eficientes para o controle de pragas, doenças e nematoides durante as fases iniciais de desenvolvimento das lavouras.

AFINAL, O QUE É TRATAMENTO DE SEMENTES?

tratamento de sementes consiste na aplicação de defensivos químicos ou biológicos diretamente nelas, com o objetivo de assegurar a qualidade sanitária e controlar patógenos, insetos ou nematoides que atacam a lavoura na fase inicial. Protegidas desde o início, as sementes tratadas têm condições de alcançar o seu máximo potencial produtivo.

Sementes que antes eram ameaçadas por doenças, pragas ou até interferências climáticas conseguem crescer mais fortes, vigorosas, com melhor enraizamento, arranque inicial mais rápido e germinação mais uniforme. Além disso, também evitam prejuízos para o produtor, pois reduzem a necessidade de aplicação de defensivos nos estágios iniciais.

O tratamento das sementes pode ser feito de duas formas: na fazenda (on farm) ou na indústria (tratamento de sementes industrial – TSI). A seguir, entenda a diferença entre elas.

TRATAMENTO DE SEMENTES ON FARM

É a forma convencional, em que o produtor adquire os produtos adequados e realiza o tratamento diretamente na fazenda, com equipamentos próprios. É uma prática mais barata do que o tratamento realizado na indústria, porém exige mais precauções por parte do produtor e apresenta algumas desvantagens em relação ao TSI (falaremos sobre isso mais adiante).

Para realizar o tratamento de sementes on farm, é necessário que os operadores tomem diversos cuidados a fim de manter a segurança pessoal e do processo, como:

  • Certificar-se de que o produto utilizado no procedimento é registrado para as sementes da cultura em que se pretende realizar o tratamento;
  • Fazer a manutenção do maquinário e certificar-se de que ele esteja calibrado para a aplicação;
  • Utilizar equipamento de proteção individual (EPI) específico;
  • Seguir as instruções do rótulo e da bula para a aplicação, a fim de evitar a resistência de pragas e doenças às moléculas;
  • Atentar-se à interação dos produtos utilizados, pois podem causar fitotoxicidade caso não sejam compatíveis;
  • Realizar a aplicação em um local seguro para o meio ambiente, pessoas e animais.

TRATAMENTO DE SEMENTES INDUSTRIAL (TSI)

tratamento de sementes industrial consiste em aplicações automatizadas por meio de maquinários específicos e com profissionais capacitados. Dessa forma, é possível fazer com que as sementes tenham uma dosagem precisa de cada produto, promovendo a máxima eficiência de maneira segura.

É uma solução prática para os agricultores, uma vez que as sementes já estão prontas para o uso.

São muitas as vantagens do tratamento de sementes industrial em relação ao tratamento realizado na fazenda. Confira algumas delas:

  • Máxima proteção: o tratamento é realizado com alta tecnologia, evitando danos fisiológicos à semente;
  • Maquinário adequado com tecnologia de ponta: promove a aplicação da dose correta, com uma excelente distribuição e recobrimento do produto em todas as sementes, de maneira uniforme;
  • Equipe especializada: nas indústrias, há uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que realiza testes e avaliações para assegurar a qualidade da semente;
  • Qualidade da semente: com a aplicação correta dos produtos e na dosagem adequada, a eficácia é certificada;
  • Praticidade e segurança: o agricultor tem a comodidade de já adquirir a semente pronta para o plantio, além de reduzir os riscos de intoxicação dos operadores por conta da menor exposição aos produtos;
  • Economia de tempo e dinheiro: reduz a necessidade de mão de obra na fazenda, além de eliminar o risco de erros, como a mistura de produtos que não são compatíveis e/ou doses. Também evita prejuízos, inclusive com a redução do uso de defensivos, o que protege a rentabilidade.

AS MELHORES SOLUÇÕES PARA O TRATAMENTO DE SEMENTES

No momento do plantio, é possível aliar bons índices de produtividade e rentabilidade a partir da escolha de sementes de qualidade, tratadas com soluções do portfólio da Syngenta, disponíveis na Atua Agro mais próxima de você. Confira!

Voltado para as culturas de soja e milho, Fortenza Duo é o mais poderoso tratamento de sementes inseticidas do mercado, com amplo espectro de controle de pragas acima e abaixo do solo, como corós, lagartas e insetos sugadores.

Também proporciona um efeito residual prolongado, além de proteger o potencial produtivo da semente e a lucratividade do agricultor.

Com foco na cultura do milho, Maxim Quattro é um fungicida para tratamento de sementes que conta com uma mistura de quatro ingredientes ativos. Aplicado ao TS, assegura a atuação em diversos processos metabólicos, em uma ampla gama de fungos do solo e das sementes.

Já Cruiser Turbo é um tratamento de sementes industrial para o manejo de pragas no milho, proporcionando um incremento de produtividade na cultura. Consiste na combinação de inseticida e bioestimulante, com alta performance contra insetos sugadores.

Para as lavouras de soja, Avicta Completo é o único TSI que oferece tripla proteção, já que é recomendado para o manejo de pragas, doenças e nematoides. O produto protege os cultivos desde o plantio com mais conveniência, qualidade e segurança.

Com ação poderosa e eficaz, Fortenza auxilia o produtor no controle preventivo ao ataque de um amplo espectro de pragas da soja, mantendo o estande firme e forte desde o início e por mais tempo.

Composto por um nematicida biológico e um bioestimulante, Clariva Sky é utilizado no tratamento de sementes contra nematoides. A solução une as melhores tecnologias biológicas para o fortalecimento da soja, gerando plantas mais robustas.

Para as culturas de arroz e trigoCruiser Opti atua como um inseticida sistêmico e de contato, com seletividade, e controla as principais pragas das culturas, assegurando a manutenção do estande e proporcionando aumento da produtividade.

Com um portfólio completo para o tratamento de sementes, a Atua Agro tem como compromisso o sucesso do agricultor, trazendo as melhores parcerias para a sanidade da plantação, desde o início do ciclo. Confira a Atua Agro mais próxima de você!

Posts Recentes

dessecação pré colheita soja

Dessecação pré-colheita da soja: preparando o terreno para uma colheita de sucesso

La niña na agricultura

La Niña: como esse fenônemo afeta a agricultura no Brasil

Milho: como manter a produtividade mesmo com interferências climáticas

plugins premium WordPress