Mesmo com adversidades, safra 20/21 de soja bate recorde 1024 576 Atua Agro
Safra 20/21 de soja bate recorde

Mesmo com adversidades, safra 20/21 de soja bate recorde

Apesar dos desafios relacionados às condições climáticas, a cultura teve um incremento de 8,5% na produtividade. Veja também as estimativas para o trigo e o milho safrinha!

A safra 20/21 de soja está se aproximando do fim, depois de muitas dificuldades ao longo do ciclo, principalmente por conta da instabilidade climática. Ainda que com adversidades, o conhecimento técnico e de campo possibilitou aos produtores obterem mais uma safra recorde, com a produção de 135,4 milhões de toneladas – de acordo com o Boletim Grãos – Maio de 2021 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) –, o que representa um incremento de 8,5% em comparação à temporada passada.

Entre os desafios enfrentados pelos sojicultores na safra 20/21, estão:

  • Períodos de seca, que atrasaram a semeadura e dificultaram a implantação das lavouras;
  • Dificuldade no manejo de plantas daninhas, pragas e doenças, principalmente sob condições climáticas adversas;
  • Condições inadequadas na época da colheita, com períodos de chuva que provocaram perda na qualidade e na quantidade de grãos.

Apesar dos problemas com o clima, a soja continua desempenhando papel econômico significativo em diversas propriedades brasileiras. Uma prova disso é a área plantada no período 20/21, que apresentou um aumento de 4,2% em comparação à safra anterior, atingindo 38,5 milhões de hectares.

Safra 20/21: a situação da soja na Região Sul

Ainda de acordo com dados da Conab, na Região Sul, observou-se um incremento de 2,4% na área plantada em relação ao exercício anterior, alcançando 12,3 milhões de hectares.

Assim, o esperado é atingir 42,4 milhões de toneladas até o final do ciclo, um aumento de 20,2% sobre a temporada passada.

Lavoura de soja

Lavoura de soja

No Paraná, praticamente toda a área já foi colhida. Estima-se uma redução de aproximadamente 8% da produção em relação à temporada passada, ficando abaixo das 20 milhões de toneladas.

Com exceção do PR, onde o clima de fato comprometeu a produtividade das lavouras, os demais Estados da Região Sul tiveram excelente desempenho.

Em Santa Catarina, mais de 90% da área já foi colhida, e espera-se obter uma média de 3.409kg/ha, resultado 3% acima do obtido na safra anterior. A produção total deve alcançar 2,4 milhões de toneladas, sendo superior à safra passada e a segunda maior da série histórica.

O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde a colheita da safra de 20/21 de soja está perto do final, com resultados melhores do que o esperado. Após muitos altos e baixos na temporada, a produtividade média estadual ficou ao redor das 57 sacas por hectare, com algumas lavouras chegando até a 90 sacas.

Esse resultado é expressivo, visto que na safra anterior a média gaúcha foi menor do que 30 sc/ha. A produção total de 20,1 milhões de toneladas é a maior já verificada no Estado, 76,2% a mais do que o verificado na safra anterior.

O RS foi o Estado que menos vendeu soja antecipadamente no Brasil – quando os preços estavam abaixo dos R$ 100,00 –, o que proporcionou a sobra de mais volumes para venda nos atuais patamares, que estão bem acima desse valor (por volta de R$ 160,00/sc).

 

Veja também:

Projeções para as culturas de trigo e milho safrinha

O plantio da safra 2021 de trigo começa a avançar por todas as regiões produtoras do país, inclusive na Região Sul, com expectativa de ampliação da área de cultivo estimulada pelos altos preços do cereal no mercado.

No momento, as condições climáticas estão irregulares, com pouca ou nenhuma precipitação registrada em diversos locais importantes para a triticultura.

A expectativa é que ocorra uma incidência mais regular de chuvas, a fim de propiciar a umidade adequada aos solos, permitindo a germinação, a emergência e o desenvolvimento inicial das lavouras.

Dessa forma, estima-se um aumento de 4,9% de área plantada em comparação a 2020, podendo chegar a mais de 2,4 milhões de hectares semeados, de acordo com dados da Conab.

Plantação de trigo

Plantação de trigo

Já em relação ao milho safrinha, a semeadura foi duramente afetada pelo atraso na colheita da soja, que provocou o plantio de aproximadamente 35% da área total fora do período recomendado.

Os resultados da cultura vão depender das condições climáticas, principalmente, do mês de maio, no qual as peculiaridades do fenômeno La Niña vão determinar o tamanho da temporada brasileira.

Segundo a Conab, a área plantada de milho segunda safra está estimada em 14,9 milhões de hectares, com uma produção prevista de 79,8 milhões de toneladas, representando incremento de 6,6% em relação à safra passada.

Atua Agro: sempre ao lado do produtor

Já pensando nas próximas temporadas, o produtor pode se precaver para que ameaças como pragas, doenças e daninhas não comprometam a sanidade e a rentabilidade da safra.

Agir com rapidez e utilizar soluções e tecnologias de qualidade é imprescindível para obter boa produtividade na lavoura. Por isso, é recomendado um planejamento para investir na compra de boas sementes a fim de assegurar uma germinação adequada e o vigor das próximas culturas.

O compromisso da Atua Agro é o sucesso do agricultor! Para isso, oferecemos um portfólio completo de defensivos, fertilizantes e sementes, além de levar conhecimento aos produtores e oferecer assistência técnica personalizada, para ajudá-los a superar os desafios da agricultura com mais tranquilidade.

Temos uma equipe especializada esperando por você na Atua Agro mais próxima!

  • Cuidados iniciais na lavoura: a importância do tratamento de sementes 1024 576 Atua Agro Sementes tratadas
  • Milho safrinha: cuidado com as pragas iniciais e doenças! 1024 576 Atua Agro Para assegurar a boa rentabilidade do milho na segunda safra, os produtores devem ficar atentos ao aparecimento de insetos e patógenos
  • A importância do manejo antecipado no controle de plantas daninhas 1024 1024 Atua Agro Plantas daninhas são um dos problemas mais conhecidos entre os agricultores e causam grandes prejuízos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/atuaagro/public_html/wp-includes/functions.php on line 4613

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/atuaagro/public_html/wp-content/plugins/iubenda-cookie-law-solution/iubenda_cookie_solution.php on line 470

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/atuaagro/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111