Nutrição foliar: uma aliada para aumentar sua produtividade 867 531 Atua Agro
nutricao-foliar-uma-aliada-para-aumentar-sua-produtividade

Nutrição foliar: uma aliada para aumentar sua produtividade

Técnica impulsiona a produtividade e proporciona resposta rápida das plantas cultivadas

Cuidar do solo para que esteja nas melhores condições para receber o plantio é uma preocupação constante do produtor rural. No entanto, é preciso também pensar em soluções que complementem as necessidades nutricionais das plantas quando estão se desenvolvendo, permitindo que cresçam mais saudáveis e, consequentemente, se tornem mais produtivas.

Entre as tecnologias à disposição do produtor rural, a nutrição foliar merece atenção especial. Essa técnica de manejo permite equilibrar os macros e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento da cultivar.

Diferente da adubação convencional, em que o produto é aplicado no solo e a absorção dos nutrientes é por meio das raízes, nessa técnica os fertilizantes são dispostos diretamente sobre as folhas, o que faz com que sejam mais rapidamente assimilados pelas plantas, impulsionando a produtividade.

Durante o ciclo da cultura, pode haver deficiência de micronutrientes essenciais, como boro, cálcio, zinco, manganês, cobalto ou selênio, que podem ser complementados através da nutrição foliar.

É importante ressaltar que se trata de uma técnica complementar e corretiva e que há produtos específicos para esse manejo, desenvolvidos com os nutrientes certos para os bons resultados da lavoura.

Quais os benefícios da nutrição foliar?

A nutrição foliar é uma aliada do produtor rural, já que proporciona ganhos na produtividade e qualidade dos grãos.

Através dela, os nutrientes são absorvidos pelas partes aéreas, principalmente pela superfície das folhas, por meio da cutícula e dos estômatos devido à pressão negativa existente na evapotranspiração. Também entram pelas cutículas da vegetação, por meio de microcanais ou rupturas.

Entre os benefícios dessa técnica, estão:

  • Menores doses, em comparação às aplicações via solo;
  • Rápida resposta de absorção, com correção das deficiências nutricionais em um período menor;
  • Fácil uniformização e distribuição;
  • Transporte e armazenamento mais fáceis dos produtos;
  • Custo-benefício vantajoso;
  • Possibilidade de ser aplicado com outros defensivos agrícolas.

Para melhor resultado da adubação foliar, é recomendado que seja feita após um diagnóstico da planta por profissional especializado, que indicará os nutrientes que estão deficientes.

Fábio Henrique Sulzbach, supervisor da ATUA Agro em Santa Maria (RS), destacou ainda que a técnica deve ser indicada de acordo com o estádio e cultura e que pode ser a solução para combater o stress da lavoura, provocado muitas vezes pelo clima, excesso ou escassez hídrica, entre outros fatores “Essa técnica dá maior equilíbrio e possibilita que a planta se desenvolva melhor”, afirmou.

Segundo ele, entre as opções disponíveis nas lojas da ATUA Agro para nutrição foliar  estão as linhas de fertilizantes da Yara e Stoller.

A Stoller oferece as soluções ao mercado em três pilares: fisiologia, nutrição e defesa, e biológicos. Em fisiologia, a empresa apresenta o conceito Soja Forte, que atua nos principais componentes para potencializar a produtividade da soja. Em nutrição e defesa, trabalha o conceito Nutra e Defenda, que fornece os principais micronutrientes requeridos pelas culturas e indutores de resistência aumentando sua resistência a doenças.

Já em biológicos, atua com o conceito FBN-PK, que fornece o nitrogênio através da fixação biológica, principal nutriente requerido pela cultura da soja. “O nosso trabalho está focado em potencializar a produtividade das culturas atuando nos três pilares fundamentais, trazendo maior rentabilidade para os agricultores”, explica Diogo Verde, da Stoller do Brasil.

A Yara, por sua vez, compreende todos os aspectos que envolvem a nutrição da planta e comprometem a qualidade e sanidade da culturas e, a partir disso, oferece ao produtor ferramentas que geram proteção e não possuam grandes impactos ambientais para a planta. Com produtos eficientes com adjuvantes de penetração, absorção e estabilidade de calda, as ferramentas para a nutrição foliar oferecidas pela Yara agem de forma rápida e efetiva, a fim de eliminar as deficiências da cultura.

Com nutrientes necessários para cada cultura, promovendo o equilíbrio nutricional, os produtos foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, tornando-se formulações de alta performance que oferecem melhor qualidade e resultados na lavoura.

Além desses produtos, o produtor rural tem acesso a projetos inovadores como ofertas e negociações exclusivas e informações sobre novas soluções nas lojas da ATUA Agro.

Para saber mais sobre os serviços da ATUA Agro, acesse www.atuaagro.com.br.

  • Atua Agro anuncia novas lojas para 2020 no Paraná e Rio Grande do Sul 1024 1024 Atua Agro Atua Agro anuncia novas lojas no sul do país
  • Elimine os percevejos da sua lavoura em poucas horas 1024 576 Atua Agro Percevejos atacam lavoura e comprometem produtividade
  • 5 dicas de ouro para um bom planejamento da safra de soja 1024 576 Atua Agro Aplicação zero faz toda a diferença no controle de doenças da soja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado