Preparo correto do solo pode dobrar a sua produtividade 1024 777 Atua Agro
preparo-correto-do-solo-pode-dobrar-a-sua-produtividade

Preparo correto do solo pode dobrar a sua produtividade

Investir em tecnologias que proporcionem a adubação mais adequada é essencial para os bons resultados da lavoura

Tão importante quanto a escolha dos melhores cultivares e defensivos para a lavoura é preparar o solo para o cultivo. Essa etapa deve receber atenção especial do produtor, já que as práticas adotadas resultarão na maior produtividade e rentabilidade da lavoura.

Ao preparar a área para receber o plantio, o produtor rural tem a oportunidade de analisar as condições exatas do solo e saber se conta com todos os nutrientes necessários para garantir o estabelecimento da cultura.

A adubação adequada resultará em lavouras sem desperdícios, com melhor performance de produção e plantas mais fortes e resistentes. 

Primeiro passo: o preparo do solo

Antes de saber quais as melhores tecnologias para a cultura, é preciso entender as condições que o solo em que será realizado o plantio se encontra. E o intervalo entre uma safra e outra pode ser o momento ideal para essa análise mais profunda.

Saber de quais minerais, macro e micronutrientes, é composta a área, bem como suas propriedades químicas, físicas e biológicas, é essencial para definir qual caminho seguir na hora de cultivar sua lavoura. E   uma   análise   bem   feita, seguida   de   uma   adubação recomendada, proporciona maiores produtividades e proteção para a sua lavoura.

Essa análise, que tem custo geralmente baixo e pode ser feita pelo próprio produtor rural ou por empresas especializadas, indicará o que é preciso para manter o solo equilibrado e pronto para receber as próximas etapas.

Entre os tipos de análise de solo existentes, estão:

  • Análise química completa;
  • Análise química básica de rotina;
  • Análise física.

E cada uma delas visa indicar, entre outras coisas:

  • O nível de disponibilidade de nutrientes;
  • A base para o cálculo da fertilização necessária para cada cultura;
  • O aumento nos rendimentos e rentabilidade da fertilização.

Além de indicar periodicamente as mudanças ocorridas na área, a análise de solo busca prevenir futuros obstáculos na produção agrícola. E, por isso mesmo, deve ser parte do planejamento na instalação da lavoura.

Após a análise, a adubação

Depois de compreender as condições do solo, é hora de preparar a área para receber a cultura. E nessa etapa entra o manejo de adubo, processo considerado fundamental para incrementar a produtividade da lavoura.

Feita de acordo com a análise do solo e condições de manejo, entre outros fatores, essa etapa também deve ser planejada para que seja desenvolvido o melhor programa de acordo com as necessidades de sua lavoura.

Nessa fase, o uso do fertilizante correto ajuda não apenas a economizar no custo de produção, como também obter os melhores resultados em relação à produtividade.

Afinal, o papel do fertilizante é corrigir e aumentar os nutrientes necessários   para   que   a   cultura   possa   absorver   e   ter   bom desempenho.

Por isso mesmo, essa etapa deve ser pensada e inserida no planejamento agrícola de acordo com o histórico da área e cultura. “Conforme a cultura e a região, há uma necessidade específica”, explica o supervisor da ATUA Agro em Santa Maria (RS), Fábio Henrique Sulzbach. “É um investimento necessário. Um solo bem nutrido pode levar a resultados melhores na lavoura”, ressaltou.

ATUA Agro: tecnologia e soluções para manejo de adubo

Sempre atenta às necessidades dos diferentes momentos da lavoura, a ATUA Agro é um posto avançado de modernização do agronegócio regional e conta com parceiros que disponibilizam suas tecnologias para que o produtor rural possa colher os melhores resultados.

Entre as soluções disponíveis na ATUA Agro, o produtor rural encontra uma linha completa de produtos para manejo e adubação do solo da Yara, Mosaic e da Stoller.

“É extremamente importante para o produtor ter a noção do que ele tem disponível no solo para a planta. Para auxiliar nisso, o primeiro passo é a análise de solo, junto ao time de consultores técnicos para o produtor entender qual é o melhor manejo para aquela situação”, explica Alfredo Tozetto, gerente regional da Mosaic-RS. Desde 2017, a Mosaic realizada o fornecimento de produtos que colaboram para a distribuição uniforme de nutrientes no solo. “Com a presença de fósforo, nitrogênio e enxofre, a combinação aumenta 30% da absorção realizada pela planta“, explica Tozetto sobre os produtos da linha de fosfatados.

Com produtos sólidos e líquidos, a Yara fornece produtos que fornecem os nutrientes necessários para a cultura, incluindo enxofre, nitrogênio, fósforo, potássio e toda a gama de nutrientes. Com ferramentas agrupadas em famílias para auxiliar o produtor na escolha das melhores soluções para cada cultura

A Stoller oferece as soluções ao mercado em três pilares: fisiologia, nutrição e defesa, e biológicos. Em fisiologia, a empresa apresenta o conceito Soja Forte, que atua nos principais componentes para potencializar a produtividade da soja. Em nutrição e defesa, trabalha o conceito Nutra e Defenda, que fornece os principais micronutrientes requeridos pelas culturas e indutores de resistência aumentando sua resistência a doenças.

Já em biológicos, atua com o conceito FBN-PK, que fornece o nitrogênio através da fixação biológica, principal nutriente requerido pela cultura da soja. “O nosso trabalho está focado em potencializar a produtividade das culturas atuando nos três pilares fundamentais, trazendo maior rentabilidade para os agricultores”, explica Diogo Verde, da Stoller do Brasil.

Desenvolvidas após muita pesquisa e com tecnologia de ponta, essas formulações de alta performance oferecem melhor qualidade e resultados que outros adubos do mercado.

Mais eficientes, os fertilizantes contam com os nutrientes necessários para cada cultura, promovendo o equilíbrio nutricional e contribuindo para aumentar a produtividade e tolerância às doenças.

A ATUA Agro conta, também, com consultores que trabalham para o desenvolvimento saudável da cadeia produtiva e assistência técnica digital, tecnologias para agricultura 4.0, operação de Barter, entre outros serviços.

Nas lojas, o produtor rural tem acesso a projetos inovadores como ofertas e negociações exclusivas para produtos do portfólio e informações sobre novas soluções.

Para saber mais sobre os serviços da ATUA Agro, acesse www.atuaagro.com.br.

  • Trigo: ferramentas de manejo para todos os ciclos da cultura 665 531 Atua Agro trigo-ferramentas-de-manejo-para-todos-os-ciclos-da-cultura
  • Análise de solo e nutrição foliar combinam bons resultados 867 531 Atua Agro analise-de-solo-e-nutricao-foliar-combinam-bons-resultados
  • Agricultura de precisão: inovação no crescimento da lavoura 867 531 Atua Agro Tecnologia usada na agricultura de precisão é aliada na lavoura

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado