Rotação de culturas: conheça os benefícios dessa prática 1024 576 Atua Agro
Rotação de culturas: conheça os benefícios dessa prática

Rotação de culturas: conheça os benefícios dessa prática

Para garantir uma boa rentabilidade, o produtor precisa estar atento e fazer um planejamento de médio e longo prazo da propriedade

A busca por aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade da produção pode levar o agricultor a negligenciar a importância de adotar técnicas bastante conhecidas de manejo para a sustentabilidade da lavoura. Ao focar na plantação de uma única cultura mais rentável, ano após ano, o produtor desgasta o solo, o que aumenta a incidência de doenças, pragas e ervas daninhas. Tudo isso reduz a qualidade do produto colhido e acaba diminuindo a produtividade das áreas cultivadas.

Uma das formas de evitar esses problemas é adotar boas práticas agrícolas, que visem o equilíbrio do solo a longo prazo, como a rotação de culturas.

O que é a rotação de culturas?

A rotação de culturas consiste em fazer o cultivo alternado de diferentes espécies em uma mesma área agrícola, de forma regular e planejada. Ao escolher as culturas para realizar essa prática, o produtor deve levar em conta, além do propósito comercial, a capacidade da espécie em recuperar e melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo.

Para equilibrar melhor o sistema agrícola, recomenda-se a rotação de plantas de diferentes grupos, como a soja (leguminosa) e o milho (gramínea). Além disso, o produtor deve levar em conta as especificidades regionais, como o clima e tipo de solo, e também o histórico e características da área cultivada, para escolher a espécie que melhor atenda às suas necessidades.

Quais os benefícios da rotação de culturas?

O primeiro benefício que se pode destacar da rotação de culturas é a recuperação do solo desgastado pela monocultura repetida por anos. Cada planta deixa um tipo de matéria biológica no solo, que o enriquece de nutrientes, favorecendo o cultivo de outros tipos de vegetais na sequência. Além disso, ao usar espécies com diferentes tipos de sistema radicular, é possível fazer a descompactação do solo, que é muito benéfica para o desenvolvimento das novas plantas, uma vez que ela terão mais facilidade para desenvolver raízes mais profundas e fortes.

Com a alternância de culturas na lavoura, ocorre também a redução de incidência de pragas, doenças e ervas daninhas. Isso acontece porque o plantio da espécie hospedeira é alternado com outra, que pode não beneficiar o desenvolvimento do patógeno, levando a sua diminuição ou desaparecimento.

O resultado prático de todos esses benefícios é o aumento da produção da cultura principal, que pode chegar a ser de 10% a 15%, de acordo com Marcelo Dalmaso, supervisor de loja da Atua Agro. “A cada ano que você repete uma cultura na mesma área de produção, ela cria uma certa deficiência e tende a ficar mais exposta a doenças, principalmente às relacionadas ao solo. Com a rotação de cultura você quebra esse ciclo. Assim, se você alterna entre a soja e o milho, por exemplo, quando você volta a plantar a soja ela apresenta um bom aumento na produção”, explica Dalmaso.

Como garantir melhor rentabilidade na rotação de culturas?

Para garantir uma boa rentabilidade da produção ao realizar a rotação de culturas é preciso que o agricultor faça o planejamento de médio e longo prazo da propriedade.

“O produtor não precisa fazer a rotação em toda a sua lavoura de uma única vez. Ele pode fazer essa alternância em uma parte da área a cada ano, avaliando qual parte apresenta mais problemas com doenças ou qual está há mais tempo sem fazer rotação”, sugere o supervisor de loja da Atua Agro, Marcelo Dalmaso.

Ao planejar e se antecipar, o produtor não precisa deixar de produzir sua cultura principal e nem perde os benefícios que a rotação de culturas pode trazer à sua propriedade.

Precisa de ajuda para implantar essa técnica? Consulte um de nossos especialistas na Atua Agro.

  • Trigo: ferramentas de manejo para todos os ciclos da cultura 665 531 Atua Agro trigo-ferramentas-de-manejo-para-todos-os-ciclos-da-cultura
  • Análise de solo e nutrição foliar combinam bons resultados 867 531 Atua Agro analise-de-solo-e-nutricao-foliar-combinam-bons-resultados
  • Agricultura de precisão: inovação no crescimento da lavoura 867 531 Atua Agro Tecnologia usada na agricultura de precisão é aliada na lavoura
1 comment

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado