
Rotação de culturas: conheça os benefícios dessa prática
Para garantir uma boa rentabilidade, o produtor precisa estar atento e fazer um planejamento de médio e longo prazo da propriedade
A busca por aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade da produção pode levar o agricultor a negligenciar a importância de adotar técnicas bastante conhecidas de manejo para a sustentabilidade da lavoura. Ao focar na plantação de uma única cultura mais rentável, ano após ano, o produtor desgasta o solo, o que aumenta a incidência de doenças, pragas e ervas daninhas. Tudo isso reduz a qualidade do produto colhido e acaba diminuindo a produtividade das áreas cultivadas.
Uma das formas de evitar esses problemas é adotar boas práticas agrícolas, que visem o equilíbrio do solo a longo prazo, como a rotação de culturas.
O que é a rotação de culturas?
A rotação de culturas consiste em fazer o cultivo alternado de diferentes espécies em uma mesma área agrícola, de forma regular e planejada. Ao escolher as culturas para realizar essa prática, o produtor deve levar em conta, além do propósito comercial, a capacidade da espécie em recuperar e melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo.
Para equilibrar melhor o sistema agrícola, recomenda-se a rotação de plantas de diferentes grupos, como a soja (leguminosa) e o milho (gramínea). Além disso, o produtor deve levar em conta as especificidades regionais, como o clima e tipo de solo, e também o histórico e características da área cultivada, para escolher a espécie que melhor atenda às suas necessidades.
Quais os benefícios da rotação de culturas?
O primeiro benefício que se pode destacar da rotação de culturas é a recuperação do solo desgastado pela monocultura repetida por anos. Cada planta deixa um tipo de matéria biológica no solo, que o enriquece de nutrientes, favorecendo o cultivo de outros tipos de vegetais na sequência. Além disso, ao usar espécies com diferentes tipos de sistema radicular, é possível fazer a descompactação do solo, que é muito benéfica para o desenvolvimento das novas plantas, uma vez que ela terão mais facilidade para desenvolver raízes mais profundas e fortes.
Com a alternância de culturas na lavoura, ocorre também a redução de incidência de pragas, doenças e ervas daninhas. Isso acontece porque o plantio da espécie hospedeira é alternado com outra, que pode não beneficiar o desenvolvimento do patógeno, levando a sua diminuição ou desaparecimento.
O resultado prático de todos esses benefícios é o aumento da produção da cultura principal, que pode chegar a ser de 10% a 15%, de acordo com Marcelo Dalmaso, supervisor de loja da Atua Agro. “A cada ano que você repete uma cultura na mesma área de produção, ela cria uma certa deficiência e tende a ficar mais exposta a doenças, principalmente às relacionadas ao solo. Com a rotação de cultura você quebra esse ciclo. Assim, se você alterna entre a soja e o milho, por exemplo, quando você volta a plantar a soja ela apresenta um bom aumento na produção”, explica Dalmaso.
Como garantir melhor rentabilidade na rotação de culturas?
Para garantir uma boa rentabilidade da produção ao realizar a rotação de culturas é preciso que o agricultor faça o planejamento de médio e longo prazo da propriedade.
“O produtor não precisa fazer a rotação em toda a sua lavoura de uma única vez. Ele pode fazer essa alternância em uma parte da área a cada ano, avaliando qual parte apresenta mais problemas com doenças ou qual está há mais tempo sem fazer rotação”, sugere o supervisor de loja da Atua Agro, Marcelo Dalmaso.
Ao planejar e se antecipar, o produtor não precisa deixar de produzir sua cultura principal e nem perde os benefícios que a rotação de culturas pode trazer à sua propriedade.
Precisa de ajuda para implantar essa técnica? Consulte um de nossos especialistas na Atua Agro.
- Tags dos posts
- atua agro
- milho
- rotação de culturas
- soja
- Postado em:
- Hora de Planejar
Você pode gostar
-
Mesmo com adversidades, safra 20/21 de soja bate recorde https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/mesmo-com-adversidades-safra-20-21-de-soja-bate-recorde-2-1024x576.jpg 1024 576 Atua Agro Atua Agro https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/mesmo-com-adversidades-safra-20-21-de-soja-bate-recorde-2-1024x576.jpg
-
Cuidados iniciais na lavoura: a importância do tratamento de sementes https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/cuidados-iniciais-na-lavoura-a-importancia-do-tratamento-de-sementes-2-1024x576.jpg 1024 576 Atua Agro Atua Agro https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/cuidados-iniciais-na-lavoura-a-importancia-do-tratamento-de-sementes-2-1024x576.jpg
-
Milho safrinha: cuidado com as pragas iniciais e doenças! https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/atua-agro-milho-safrinha-cuidado-com-as-pragas-iniciais-e-doencas-7-1024x576.jpg 1024 576 Atua Agro Atua Agro https://atuaagro.com.br/wp-content/uploads/2021/05/atua-agro-milho-safrinha-cuidado-com-as-pragas-iniciais-e-doencas-7-1024x576.jpg
Jamesarows
Thanks extremely practical. Will share website with my buddies.