Solução digital Controle Certo™ proporciona manejo ágil e correto de pragas e doenças 1024 576 Atua Agro
Solução digital Controle Certo™ proporciona manejo ágil e correto de pragas e doenças

Solução digital Controle Certo™ proporciona manejo ágil e correto de pragas e doenças

Monitoramento on-line e em tempo real realizado por especialista pode proporcionar as melhores recomendações de produtos, momento de aplicação e dose, elevando a chance de boa produtividade e melhor rentabilidade aos produtores. 

No Rio Grande do Sul, devido ao excesso de chuvas, a semeadura de soja sofreu atraso. Agora, na região das Missões, foi detectada alta incidência de lagarta-rosca (Agrotis ipsilon). Essa é uma praga de solo capaz de causar danos irreparáveis à lavoura, já que se alimenta da planta na fase de germinação. Ou seja, pode matar a planta logo no início do ciclo. Há casos de produtores que chegam a perder 30% das plantas por hectare por causa da lagarta. Como neste ano o plantio foi tardio, nessas situações de alta infestação não resta sequer tempo para replantio no lugar das plantas danificadas. A utilização de uma cultivar resistente à praga, o monitoramento constante e o manejo químico efetivo são soluções para o controle eficaz desse e de tantos outros insetos.

Na loja Atua Agro, é oferecida uma solução digital que auxilia o sojicultor da semeadura à colheita. Chamada de Controle Certo, ela é composta por monitoramento de pragas e doenças e recomendações de manejo, por meio do software Strider Protector. O monitoramento, constante, é realizado a cada sete a dez dias, cobrindo todo complexo de pragas, assim como informando sobre a presença ou ausência de ervas daninhas e doenças. Esse acompanhamento é feito por um especialista, muito bem treinado e conhecedor dos problemas que afetam a produtividade na região. Os dados coletados são compilados na ferramenta em tempo real e geram mapas de incidência (mapas de calor) de pragas e doenças na área produtiva. As informações são sincronizadas e geram alertas para o produtor e para o agrônomo que o atende, podendo ser visualizadas de forma responsiva em celular, tablet ou no computador.

Caso na área produtiva, no momento da inserção de dados de monitoramento, não haja sinal de comunicação, o software pode ser alimentado com dados de forma off-line. Assim que houver sinal (de telefone, de internet móvel ou Wi-Fi), as informações são sincronizadas. Dessa forma, a ferramenta traz informação aliada à velocidade de transmissão. Como os dados ficam disponíveis em tempo real, isso evita atrasos na tomada de decisão e no início da ação de controle. Com a utilização de Strider Protector, o produtor pode abrir mão das aplicações calendarizadas, evitando desta forma eventuais gastos desnecessários

“No Sul, os insetos têm atacado muito forte a cultura da soja, já no solo. No caso dessa incidência de lagarta-rosca, a Syngenta tem o inseticida Fortenza. O agricultor, tendo em vista a incidência dessa praga, deve tomar medidas de controle imediatamente. É preciso entrar na lavoura e manejar a lagarta. O portfólio de inseticidas da Syngenta é bem completo, com produtos como Ampligo, Match e Karate Zeon.”, diz Marcelo Dalmaso, supervisor da loja Atua Agro.

Dalmaso também explica que, com o uso de Strider Protector, a Atua Agro, por meio de informações coletadas de muitos produtores, consegue ter uma visão panorâmica de incidência de pragas e doenças na região das Missões (e em todo o país). “Isso é muito importante, porque nos dá um conhecimento amplo da região e capacidade de recomendar ações antecipadas de controle.”, diz.

Na loja Atua Agro, além de Controle Certo, o produtor pode ter acesso a diferentes soluções tecnológicas de manejo de cultivos, consultoria altamente capacitada e um portfólio de produtos para utilização nas mais variadas culturas. Para garantir a produtividade, conte sempre com a Atua Agro!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado