Manejo Integrado de Pragas: reduza custos e aplicações no seu cultivo

Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conjunto de técnicas especializadas que visa manter o equilíbrio do ecossistema, isto é, garantir que as pragas fiquem abaixo do nível de dano econômico (NDE).

Imagem: Unsplash

O termo “Manejo Integrado” quer dizer justamente a integração de vários tipos e ferramentas de controle, como os agentes biológicos, a mudança de espaçamento entre as plantas, entre outros.

Imagem: Unsplash

É importante compreender que o objetivo do MIP é reduzir a população de pragas para abaixo do nível de controle e não as eliminar.

Imagem: Unsplash

Para o Manejo Integrado de Pragas, utilizam-se agentes biológicos correlacionados aos agentes químicos, além de técnicas sustentáveis seguras ao plantio.

Imagem: Portal Embrapa Soja

Ao observar que a presença de pragas atingiu níveis críticos, é hora de decidir qual a melhor forma de controlá-las.  Confira alguns passos a seguir >>>

Imagem: Unsplash

O primeiro passo é determinar o estágio de desenvolvimento do plantio, os fatores climáticos e as condições nutricionais da planta, afinal, tudo influencia.

Imagem: Unsplash

Ao realizar a identificação da praga e avaliação do nível de dano causado pela infestação, é preciso ter cautela e cuidado, pois pode afetar a escolha da melhor técnica para o plantio.

Imagem: Unsplash

Uma das vantagens do MIP é o baixo investimento para a realização, assim como, é claro, a estabilidade nos índices de produtividade da lavoura.

Imagem: Unsplash

CONFIRA 6 PILARES DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS